CARAVELA

infinito Mare se juntou com os premiados designers Rodrigo Brenner e Maurício Noronha da Furf Design Studio para criar uma resposta realmente sustentável, democrática e de alto impacto socioambiental.

A Caravela é uma intervenção escultural urbana que instiga a curiosidade e conscientiza a população sobre a poluição e o cuidado com o meio ambiente.

Através da biorremediação com algas, é possível tratar, em nível microscópico, a

poluição das águas utilizando um recurso natural, renovável e sem custos, com um impacto operacional mitigado.


A Caravela potencializa a aplicação deste método de maneira simples, eficaz, científica e poética.

Uma Caravela (10 m2) produz ~ 350 g de alga (biomassa seca) por dia e tem o potencial de remover 10g de fósforo dissolvido na água, fator chave na promoção da biorremediação. Periodicamente (~ 15 dias), as algas já desenvolvidas são colhidas da tela de crescimento de algas e, subsequentemente secas, tornam-se matéria prima para produção de biocombustíveis, proteínas para a indústria alimentícia, fertilizantes para agricultura orgânica e também na produção de bioplásticos - usados também para a manufatura de mais Caravelas.

A Caravela é resultado de uma abordagem de design sobre uma base científica, para criar um processo que possa trazer impactos positivos.


Águas mais limpas melhoram o equilíbrio do ecossistema e do seu ciclo ambiental, reduzindo consumo de energia e gastos com instalações tradicionais de tratamento de água, reduzindo emissões de gases de efeito estufa e melhorando a qualidade de vida da população e do meio ambiente.

O projeto Caravela contribui com 12 dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas.

-

No ano de 2018, o projeto Caravela teve a honraria de receber o

TIA - Top Innovation Award na categoria Eco-Design Award, durante o World Eco Design Conference, em Guangzhou, China.

© 2020 por infinito Mare