top of page

Família Schurmann inicia expedição mundial Voz dos Oceanos contra poluição dos mares

ONU BRASIL

27 de ago. de 2021

O segundo pilar, cientí co, desenvolvido em parceria com a In nito Mare, empresa fundada pelo cientista ambiental e marinho Bruno Libardoni, investigará os diferentes níveis de impacto que os oceanos estão sofrendo...

Com finalidade de sensibilizar a população mundial a respeito do lixo nos oceanos, especialmente os plásticos, toda a Família Schurmann – Vilfredo, Heloisa e os lhos Pierre, David e Wilhelm – volta a se reunir a bordo do veleiro Kat para iniciar, neste domingo (29), em Balneário Camboriú (SC), a expedição mundial Voz dos Oceanos. Com o apoio global do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), os velejadores e demais tripulantes da embarcação envolvidos nessa missão de dois anos de duração passarão por 60 destinos nacionais e internacionais, entre Brasil e Nova Zelândia.


A iniciativa – que também conta com a Plastic Soup Foundation entre seus apoiadores internacionais – tem o intuito de testemunhar e registrar a poluição nos mares e navegar em busca de soluções inovadoras para combater esse problema. O objetivo nal desta iniciativa do Brasil para o mundo é conscientizar e engajar as pessoas ao redor do planeta para a necessidade de ações urgentes para a preservação das águas. Ao realizar três voltas ao mundo nos últimos 37 anos, a família constatou de perto que os oceanos sofrem mudanças severas, já que estão cada vez mais poluídos. “Tudo isso impacta não apenas a vida marinha, mas atinge as populações de modo geral. O tema é tão urgente que a ONU de niu o período de 2021 a 2030 como a Década da Ciência Oceânica para o Desenvolvimento Sustentável. Acreditamos que por meio de uma grande corrente mundial do bem conseguiremos mudar juntos o cenário”, ressalta Vilfredo Schurmann.


“É muito triste saber que tantos animais morrem diariamente ao ingerirem plástico, incluindo tartarugas, baleias e aves marinhas. A nal de contas, cerca de oito milhões de toneladas de plástico chegam aos oceanos todos os anos. E, se não apostarmos em medidas de contenção, a situação cará ainda mais grave, podendo triplicar esse volume até 2040. Precisamos mudar de atitude o mais rápido possível”, aponta Heloisa Schurmann, que ao lado da família é defensora da campanha Mares Limpos do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente. Na prática, a tripulação Voz dos Oceanos aposta em três pilares de atuação para alcançar uma transformação efetiva. O primeiro deles, com vertente empreendedora, atua em conjunto com a aceleradora SPIN, focada em encontrar soluções ambientais para indústrias. A ideia é fomentar empreendedores e startups que tenham como proposta encontrar soluções para diminuir ou eliminar o uso do plástico no âmbito industrial.


O segundo pilar, científico, desenvolvido em parceria com a Infinito Mare, empresa fundada pelo cientista ambiental e marinho Bruno Libardoni, investigará os diferentes níveis de impacto que os oceanos estão sofrendo, tendo três metas principais: investigar a qualidade da água e a biogeoquímica dos oceanos; analisar áreas mais amplas dos oceanos, em associação com voos de drone e sensoriamento remoto via satélite, e construir o Hub Voz dos Oceanos, uma rede global para disponibilizar, de forma veloz, dados con áveis para a comunidade cientí ca e para a opinião pública em geral. A presença cientí ca conta ainda com a participação de Conselho Cientí co Consultivo, composto por 14 renomados cientistas brasileiros e estrangeiros...




bottom of page